quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Conheça os Os 5 Principais Pilares Do Marketing Digital


Para conquistar um cliente, é necessário encantá-lo e, para conseguir isso, podemos utilizar o marketing digital como principal aliado. A atividade consiste em um conjunto de ações utilizadas por empresas comerciais via internet e outros meios digitais, com o objetivo de garantir uma maior visibilidade e alcance de público. Nos últimos anos, o chamado "MD" tem se desdobrado para chegar até consumidores de forma mais rápida, relevante e eficiente. 
Por essas e outras, o marketing digital vem crescendo vertiginosamente, pois é cada vez maior o número de pessoas conectadas à internet, bem como o tempo de atividade online e o uso cada vez maior de serviços e produtos via web. Se você tem uma empresa e está fora da grande rede, pode acreditar: é uma "economia" que está lhe custando caro. 

Mas não basta estar presente nos espaços virtuais, é preciso saber trabalhar sua presença. Ações mal pensadas e estratégias ruins, na melhor das hipóteses, farão você jogar tempo e dinheiro no lixo. Na pior das possibilidades, podem jogar sua própria empresa. 
Abaixo, você confere cinco pilares fundamentais do marketing digital e dicas para utilizar cada um deles em seu negócio:
1 – Produza bom conteúdo
Produzir na atual era da internet não significa só elaborar um site e postar informações da sua empresa nele. Quantidade até importa. Mas a prioridade mesmo é a qualidade do que você produz. De nada vai adiantar ter 1 milhão de postagens se todas elas forem de péssima qualidade e não gerarem alcance nem engajamento.
Portanto, produza bem! Um post bem elaborado pode gerar mais likes, comentários, compartilhamentos e visualizações do que toda uma semana de postagens mal feitas.
2 – Seja social
Do mesmo modo que colocar sua empresa na web não significa só criar um site e preenchê-lo com informações institucionais, atender seu público não se resume só a receber e-mails e respondê-los com mensagens automáticas. A interação deve ser regra e sempre ir além. Responda aos comentários deixados no Facebook, menções e mensagens diretas no Twitter e Instagram e em todos os outros espaços em que seu negócio estiver presente.
3 – Domine as ferramentas 
Você já ouviu falar no SEMRush? E no Survey Monkey? Caso a resposta seja não, saiba que você pode estar perdendo algumas das várias ferramentas utilizadas diariamente para aumentar a produtividade e, consequentemente, o lucro em postagens e vendas de produtos online.
O Semrush, por exemplo, é uma ferramenta utilizada para monitorar o desempenho de palavras-chaves orgânicas da internet. Portanto, caso você queira realizar pesquisas de campanha ou obter melhores resultados, o serviço é uma ferramenta essencial.
4 – Adapte-se ao mobile
Em 2014, os dispositivos móveis — smartphones, tablets, relógios inteligentes e afins — tornaram-se os principais meios utilizados para acessar internet no mundo. Os computadores, antigos líderes absolutos de acesso, perderam espaço. É mais provável que o seu cliente — ou possível cliente — confira uma postagem através do celular do que no computador. Afinal de contas, todos estão em movimento e poucos ainda param para analisar conteúdos sentando em frente ao computador. Portanto, adapte-se ao mobile! 
Segundo estimativa da revista Forbes, 87% das vendas online serão feitas através de smartphones e tablets em 2017. Ou seja, a maioria absoluta dos usuários acompanhará o mobile e, se você não fizer o mesmo, vai ficar para trás. Além disso, sites como o Google.com — maior buscador da internet e um dos grandes responsáveis pelo ranqueamento de páginas — estão promovendo mais os websites adaptados ao meio mobile, fazendo com que os sites não adequados aos veículos digitais percam a visibilidade.
5 – Cuide de sua reputação
Uma boa reputação leva anos para ser construída, mas pode ser perdida em alguns segundos. Por isso, cuide bem dela. Faça bom proveito de feedbacks e tenha muito cuidado ao administrar campanhas de marketing com cunho sarcástico ou que tenham duplo sentido, pois elas podem ser interpretadas de forma errada e causar uma polêmica negativa. 
E essencial ter um feedback preciso e que gere retorno não só para a empresa, mas que também possa ser utilizado como um meio de divulgação positiva dela. Para isso, cuidado com as postagens em redes sociais, no retorno do atendimento e — principalmente  — na qualidade do serviço ou produto oferecido.
Agora que falamos dos 5 pilares do Marketing Digital, queremos saber qual desses pilares tem uma atenção maior na sua empresa. O quanto as técnicas de marketing digital são importantes para o seu negócio?

Fonte: Meu Sucesso

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Como organizar o feed do Instagram? Ideias para ter um feed LINDO na rede!


Saber como organizar o feed do Instagram é essencial para ter um perfil atraente e com diferencial.
O Instagram é uma rede social que está bombando devido aos seus recursos divertidos, ao dinamismo da rede e, principalmente, à possibilidade de contar histórias.
Para qualquer marca, é essencial estar presente na rede e ter um perfil completo e atrativo.
Seu feed, se bem organizado, pode contar histórias apenas com as imagens, apresentadas harmonicamente e com uma estética bacana.
Neste post, você aprenderá como organizar o feed, além de algumas dicas para organizar seu
feed do Instagram, para deixá-lo lindo de maneira simples.
Confira!


Apps para organizar o feed do Instagram
Há alguns apps criados para auxiliar na organização do feed do Instagram.
Por meio deles, é possível planejar seu feed e organizá-lo antes de postar as imagens.
Elas são ótimos para ter uma noção de como seu feed ficará para definir a ordem correta de postagem.
Unum
Unum é um aplicativo disponível para Android e iOS em que é possível fazer uma simulação do feed do Instagram.
É uma plataforma bem intuitiva e simples, além de que a maioria de seus recursos são gratuitos.
Para utilizá-lo, basta instalar o aplicativo no seu celular e logar com sua conta do Instagram.
Após fazer o login, você será direcionado a uma tela similar ao feed.
Para fazer o upload das fotos que pretende postar, basta tocar em um dos quadrados em branco, tocar no botão de mais (“+”) e adicionar de sua galeria.

Ao adicionar as fotos que deseja, você pode organizá-las da maneira que quiser. Para isso, basta tocar e segurar nos quadrados para movê-los para onde deseja.
Além dessas funcionalidades, você também pode verificar algumas estatísticas de seu perfil, como os posts de maior sucesso, os horários e dias com mais interações, a melhor hashtag, entre outras.

Outra funcionalidade muito boa do aplicativo é a possibilidade de editar as fotos, adicionando filtros do Instagram, molduras, texto e outros elementos.
Ensinaremos como editar mais à frente.

Preview
Outro aplicativo muito bom para organização do feed do Instagram é o Preview, também disponível para Android e iOS.
Essa aplicativo é mais completo que o Unum e possui mais opções pagas, com alguns planos para ter acesso exclusivo.
Para utilizá-lo, basta instalar o aplicativo em seu celular, iniciá-lo e logar com sua conta do Instagram.
Logo no início, você deve escolher entre os planos que deseja — há um gratuito, em que você tem acesso a algumas funcionalidades.

Por meio dele, é possível que você reposte as imagens do feed, para que elas fiquem na ordem planejada e organizada, também podemos planejar o design do feed, visualizar estatísticas, ter acesso a alguns filtros do Instagram para editar seu feed.
Além disso, ele te auxilia a encontrar as melhores hashtags para determinada foto, fazer o agendamento para que as publicações sejam postadas nos dias e horários predefinidos e, por fim, você pode dar acesso a outras pessoas sem ter que mostrar sua senha.
Após fazer o login, você verá uma tela com algumas opções na parte superior. No canto superior direito há o sinal de +, para que você adicione uma foto.

Ao clicar no sinal de +, é possível realizar 5 ações:
Fazer o upload de fotos ou vídeos da galeria, tirar uma foto ou fazer um vídeo, fazer upload de imagens gratuitas da própria plataforma, fazer um carrousel e fazer o repost de alguma imagem.

Basta selecionar a que deseja e começar a editar!
Logo ao lado esquerdo do ícone de +, toque no ícone com os gráficos para visualizar as estatísticas de seu Instagram, com análises de desempenho de seus posts e outros dados analiticos.

No ícone do canto superior esquerdo, você pode editar algumas configurações de sua conta.
Do lado direito das configurações, há um ícone com uma agenda.
Ao tocar nele, você pode visualizar a programação dos posts, ou seja, uma espécie de agenda para acompanhar os posts programados.
Saiba agora como adicionar moldura, filtros e fazer outros ajustes em suas fotos.

Como ajustar as fotos passo a passo
Acesse o UNUM e faça login com sua conta do Instagram.
Toque em um dos quadrados brancos na tela inicial e, após, no botão “+” e adicione a foto que deseja editar e postar.
Toque na foto e, na parte inferior da tela, clique na opção de edição.Para editar a imagem, basta clicar no ícone correspondente à edição desejada, no canto inferior da tela.

Como postar a foto do app
Toque na(s) foto(s) que deseja postar.
Toque no ícone na parte inferior da tela com o símbolo do Instagram.
Toque em  “Open Instagram” e você será redirecionado para a área de postagem em seu perfil.
Conheça agora alguns designs incríveis para organizar o feed do Instagram e como criá-los!

Ideias para organizar o feed do Instagram
Formato Xadrez
Esse é um dos formatos mais divertidos para fazer com o feed. Para criá-lo, basta fazer o upload de fotos e textos em um dos apps citados acima e organizá-los em formato xadrez.
Para mover as imagens, basta tocar e segurar na imagem e, então, movê-la para a posição desejada.

Por linha
No layout por linha, em cada linha do feed, você conta uma história diferente, ou fotos que tenham alguma semelhança e contexto similar.
Você pode também adicionar textos em uma linha sobre as imagens que estão na linha acima, como uma legenda.

Por cor
Diversas marcas utilizam essa forma de organização do feed do Instagram.
Isso porque o perfil tem certa identidade visual, que é relacionada à própria marca. No caso do Nubank, por exemplo, eles procuram sempre postar fotos com a mesma paleta de cores da marca, para criar essa unidade no feed.

Mosaico no Instagram
Outro formato frequentemente utilizado é o mosaico no Instagram, que consiste em várias posts que, se postados na ordem certa, constituem uma imagem.
Para saber mais sobre como fazer o mosaico no Instagram, visite nosso post explicando melhor.

Outras maneiras comuns de organizar o feed do Instagram é utilizando os mesmos filtros, bordas e molduras para todas as fotos.



Fonte: Conversion

O que é Landing Page e como criar uma de sucesso para sua empresa


Atualmente, é difícil falar em uma estratégia de marketing digital sem citar a Landing Page.
A Landing Page é responsável por grande parte das conversões e geração de leads para as empresas que a utilizam.
As conversões são o objetivo final do marketing digital. Sem elas, as estratégias seriam em vão.
Por isso, é essencial que você conheça mais a fundo as Landing Pages e saiba como criar uma para seu negócio.
Elas podem trazer resultados promissores ao seu negócio e melhorar sua performance na web.
Neste post, você aprenderá tudo o que precisa saber para criar uma Landing Page de sucesso.
Fique conosco nos próximos minutos e aprenda de maneira didática o que são Landing Pages, sua vantagens, como criar uma e divulgá-la, entre outros tópicos.
Confira!



O que é Landing Page?

Landing Page, também conhecida como página de destino ou de aterrissagem, é uma página mais simples do que um site e destinada estritamente à conversão.
Em geral, elas possuem uma Call To Action (CTA) somente e visam, através de ofertas de valor e outros elementos, atrair os clientes e gerar novas conversões.
Por meio delas, é possível gerar leads, realizar vendas e atingir vários outros objetivos.
Elas complementam a estratégias das empresas e deixam o processo de acompanhar o usuário na jornada de compra mais fácil, além de deixá-los mais próximos ao fundo do funil de vendas.
Nelas, há, em geral, um CTA principal, uma oferta de valor e o formulário para a conversão do visitante, além, é claro, da descrição da oferta para incentivar a conversão.
As ofertas de valor são muitas vezes e-books, webinars, ofertas de produto, pesquisas de mercado, infográficos e planilhas.
Enfim, são conteúdos que agregam valor aos usuários e os instiga a preencher o formulário.
Veja um exemplo de Landing Page a seguir:

Vantagens de uma Landing Page para seu negócio
Como dissemos antes, uma Landing Page pode auxiliar — e muito — nas conversões de sua empresa.
Por meio dela, é possível identificar leads qualificados e com interesses nos seus conteúdos.
As informações que eles fornecem no formulário permitem segmentar melhor seu público e ter maior noção e base informacional para construir a persona de seu negócio — ou as personas, se necessário.
Com os leads gerados, é possível dar apoio à equipe de vendas de sua empresa e ter uma lista qualificada que gere bons resultados.
Além disso, criar uma Landing Page não requer muitos recursos e, se bem feita, pode atrair novos clientes para seu negócio.
Com os leads gerados com sua Landing Page, é possível construir um relacionamento mais próximo aos possíveis clientes e facilitar a fidelização.

Elementos essenciais para uma Landing Page de sucesso
Em se tratando da estruturação e criação da Landing Page, não há um padrão ou fórmula mágica para o sucesso.
Porém, sempre há aqueles elementos essenciais que toda Landing Page de sucesso deve conter, e é sobre eles que falaremos a seguir.

Título
primeira impressão que um usuário tem ao entrar na Landing Page é por meio do título.
O título é determinante na permanência ou não do usuário na página. A maioria dos usuários, logo ao ler o título, fecha a página e desiste do conteúdo.
Por isso, essa parte é de extrema importância para qualquer Landing Page.
Seus títulos devem ser atrativos, deixar clara a oferta de valor e o formato de conteúdo que será fornecido (e-book, webinar, entre outros).
Procure despertar o interesse dos visitantes no conteúdo e incentivá-los a permanecer na página.

Imagens e vídeos
Os conteúdos visuais como imagens e vídeos sempre são fundamentais para comunicar algo com mais eficiência.
Os usuários têm preferência por consumir conteúdos visuais e mais facilidade para entender a proposta de valor.
Além disso, as imagens são importantes para que a página seja mais atrativa e desperte o interesse dos usuários.
Os vídeos podem ser utilizados para fazer uma breve demonstração de como será o conteúdo e destacar as partes principais de interesse do público.

Descrição da oferta
A descrição é importante para que os visitantes entendam melhor sobre o que se trata o conteúdo e quais benefícios eles terão.
Para estruturar uma boa descrição, destaque os principais pontos da proposta de valor e apresente-os em tópicos, para facilitar a leitura do usuário.
Além disso, deixe em negrito os termos que são mais relevantes e fale sobre os diferenciais de seu material e vantagens em consumi-lo.



Fonte: Conversion

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

O QUE É COMUNICAÇÃO VISUAL E QUAL SUA IMPORTÂNCIA?


Entender o conceito de comunicação visual é uma importante estratégia para que sua empresa consiga se destacar no segmento. Caso o trabalho de marketing não se comunique com o público-alvo de maneira correta, o crescimento interno demora a acontecer. Para isso, o principal diferencial está em investir em uma identidade que represente os valores do serviço.
São cores, imagens, fontes e elementos gráficos, como ilustrações ou estampas que, isolados ou em conjunto, posicionam sua marca diante do consumidor. É preciso aparecer com coerência em todos os setores para que o principal objetivo seja se tornar uma referência no mercado de atuação.


Quer saber mais sobre o assunto? A seguir, vamos mostrar a importância da comunicação visual no desenvolvimento do seu negócio e a melhor maneira de aplicá-la. Acompanhe!

ENTENDA O CONCEITO DE COMUNICAÇÃO VISUAL

Embora este seja um conceito muito importante, é fácil entender o que é comunicação visual. Trata-se de todo tipo de comunicação que utiliza elementos visuais como forma de linguagem, tais como: desenhos, imagens, gráficos, vídeos, fotos, entre outros.
O uso de imagens, em alguns casos, é mais eficaz e impactante que o uso da linguagem escrita. A imagem atinge o receptor imediatamente, enquanto os textos precisam ser lidos e interpretados — e levando em consideração que nós vivemos em uma época em que as pessoas não gostam de gastar tempo lendo, lidar com imagens é a melhor forma de atrair a atenção do público.
As marcas que fazem o uso correto desse tipo de comunicação consolidam a sua identidade visual. Isso significa que a marca tem um jeito tão único de se expressar visualmente que as pessoas logo ligam a propaganda à marca sem precisar de textos explicativos. Por exemplo, é fácil identificar os comerciais da Coca Cola porque a sua identidade visual é muito marcante. Portanto, é correto dizer que a comunicação visual está diretamente ligada ao marketing.

EVITE ALGUNS ERROS COMUNS

Aplicada de forma correta, a comunicação visual impulsiona qualquer marca. Entretanto, quando feita de forma errada, a comunicação visual também tem o poder de destruir uma empresa. A criação de uma identidade visual é muito mais difícil do que parece.
Todo mundo já passou pela experiência de visitar uma loja (seja o ponto físico, virtual ou suas redes sociais) e ter a sensação de poluição visual, falta de harmonia e percepção de bagunça. Para evitar que os seus clientes tenham essa impressão da sua marca, siga as dicas a seguir:
  • cuidado com o uso exagerado de cores e efeitos;
  • transmita a mensagem com clareza e evite ambiguidade;
  • escolha fontes fáceis de serem lidas;
  • siga um um conceito;
  • respeite o manual de identidade da marca.



FORTALEÇA A SUA MARCA

O mercado está cada vez mais disputado com clientes exigentes que cobram resultados e qualidade das empresas. Nesse novo contexto, é indispensável ter uma marca forte, que possa ser facilmente reconhecida pelos consumidores e que não seja apenas “mais do mesmo.” A sua marca precisa se destacar e ter um diferencial único!
Toda boa comunicação visual começa com o desenho de um logo e a criação de um slogan que traduza a atuação e os valores da empresa. O segredo está em investir em personalidade com a intenção de atrair a atenção dos clientes e do público em geral.
Entretanto, só o logo não é suficiente para construir e consolidar uma imagem. Outras peças da comunicação visual, como a fachada da loja, a ambientação de um evento corporativo, o uso das redes sociais, as peças de papelaria (cartão de visita, envelopes etc), a forma de atendimento ao consumidor e brindes exclusivos também são essenciais para que a sua marca se diferencie.
Ao trabalhar com um planejamento direcionado aos pilares da comunicação visual, você transmite a mensagem de que é uma empresa bem preparada. Além disso, cuidar da imagem corporativa em todos os detalhes reforça o preparo dos profissionais envolvidos no trabalho como uma marca que agrega valor ao resultado final.

FAÇA A SUA EMPRESA A GANHAR ESPAÇO NO MERCADO

Com produtos e serviços cada vez mais parecidos, uma empresa precisa encontrar outras maneiras de se destacar e ganhar espaço no mercado — mantendo os clientes antigos fiéis à marca e conquistando novos diariamente. Para tanto, é necessário ser conhecido: as pessoas só escolherão o seu serviço se elas souberem que você existe.
Uma fachada impactante na porta do negócio, um site coerente com seus valores e com a atuação da empresa, um evento em uma praça onde são distribuídos brindes e materiais institucionais que apresentem a marca — todas essas são ações que exploram a comunicação visual para transformar uma empresa na top of mind (marca mais lembrada) do mercado.

REFORCE OS SEUS VALORES

A essência de uma empresa são os seus valores: aquilo que ela acredita, sua forma de trabalhar, de lidar com colaboradores, parceiros e clientes. Essas informações influenciam bastante no momento da decisão de compra. Pense bem: se você tivesse que escolher entre duas marcas de cosméticos, de qualidade idêntica, preço equiparado e uma que testa os produtos em animais e a outra que é radicalmente contra. Quais as chances de você ficar com a primeira opção?
Uma marca verde, que respeita o meio ambiente, atrai atenção e conquista o cliente. É por isso que divulgar o posicionamento e as crenças da empresa por meio da comunicação visual se torna uma ótima estratégia para se destacar da concorrência. Faça dos valores da sua empresa um diferencial!
Mas atenção, ao defender publicamente uma ideia, você terá de ser fiel a ela até o fim. Por exemplo, se a sua marca afirma respeitar as diferenças e ser amiga das pessoas LGBTs, não faz sentido fazer uma propaganda com uma pessoa famosa que é claramente homofóbica. Os juízes da internet estão de olhos abertos, prontos para detectar qualquer falha no comportamento da sua empresa.

AUMENTE A SUA CREDIBILIDADE

Os clientes buscam empresas em que confiam. A entrega imediata é importante, claro, mas a expectativa do cliente vai muito além disso: ele comprará um produto ou contratará um serviço daquela empresa que lhe pareceu a mais profissional, transmitindo a sensação de que é séria, comprometida e confiável.
Essa imagem se constrói a partir de uma identidade visual coerente, que explore as mais diferentes plataformas para se apresentar. Então, o logo, a ambientação do seu espaço de trabalho e seu material institucional, devem estar alinhados e coerentes. Veja alguns exemplos de ações que podem aumentar a identificação com o público dentro desse contexto:
  • personalizar embalagens;
  • sinalizar promoções ou outros eventos;
  • criar um uniforme para os funcionários;
  • montar uma decoração criativa dentro da proposta da empresa;
  • distribuir brindes;
  • investir em materiais de divulgação em eventos.
Ao iniciar a estratégia, sua marca ficará registrada na memória dos clientes de forma significativa e positiva. Então, por mais que os resultados não apareçam em um primeiro momento, é preciso trabalhar em diferentes abordagens e evitar trocas na identidade visual. Confundir os clientes por alterar as cores da fachada pode diminuir a credibilidade e demonstrar a falta de organização interna.
Lembre-se que as marcas mais populares do mercado são conhecidas imediatamente por suas cores, logo e proposta de serviço. Esse é o desejo principal de todos as empresas, não importando qual seja o seu tamanho!

TRANSMITA INFORMAÇÕES DIRETAS

O principal segredo da comunicação visual é transmitir informações diretas e que não possam ser interpretadas de duas, três ou mais maneiras diferentes. Afinal, uma imagem impactante vale muito mais do que mil palavras. Nenhum consumidor, em um primeiro momento, se interessa em ler materiais extensos sobre uma marca. Por isso, investir em uma linguagem simples, que explique os benefícios logo no primeiro contato, faz toda a diferença no resultado final.
Outra vantagem de usar recursos visuais com personalidade é ultrapassar fronteiras. A maioria dos textos usados no material de divulgação, por exemplo, são desenvolvidos em língua portuguesa. Ao participar de uma feira segmentada, alguns clientes estrangeiros podem não se identificar com a estratégia apresentada. Com uma identidade bem aplicada em outros canais de comunicação, fica muito mais fácil ampliar o alcance do público-alvo.
É muito importante ter em mente que todos somos atraídos por linguagem visual desde os primeiros momentos da infância. Quando se trata de interpretar imagens, muitas mensagens se apresentam de forma intuitiva. Diante dessa técnica de marketing, as chances de cansar o consumidor são praticamente nulas.
Antes de apresentar ao público as novas ações, você precisa avaliar cuidadosamente o impacto emocional das cores e imagens escolhidas. Estude sobre a psicologia das cores para que o objetivo inicial seja alcançado, visto que o consumidor vai enxergar o seu produto da forma como você vai contextualizá-lo. Caso a primeira impressão seja ruim, dificilmente uma marca consegue reverter esse quadro em pouco tempo.
Conte sempre com a ajuda de profissionais especialistas em comunicação e marketing para criar a identidade da sua empresa e analisar a reação do público. Os designers, publicitários e diretores de arte saberão lidar com essa questão com maestria. Nem pense em contratar uma pessoa que você conhece que sabe desenhar bem ou que já fez um curso de Corel Draw. Você deve ter uma equipe formada por profissionais qualificados.

PENSE NO BOM CUSTO-BENEFÍCIO

O investimento em criação pode até parecer um gasto elevado ao seu negócio em um primeiro momento, no entanto, o retorno em longo prazo transforma as mudanças em uma fonte de lucro. Boas campanhas de marketing combinadas com um planejamento certeiro funcionam como uma maneira de tornar sua marca uma referência na visão do mercado.
Conheça a fundo o seu público-alvo, seus hábitos de consumo e os fatores que influenciam na decisão de compra. Assim, o processo de identificar as melhores estratégias é mais assertivo. Contudo, tenha cuidado! Basear toda a divulgação da empresa em comunicação visual precisa de comprometimento. E isso vai muito além de um designer criativo com boas habilidades de Photoshop.
Pronto! Agora você já conhece o conceito de comunicação visual e já sabe como aplicá-la em sua empresa. Um projeto de sucesso nessa área depende de uma série de pesquisas com foco no público-alvo. Lembre-se que de que nada adianta oferecer produtos de qualidade, com um serviço de atendimento excelente, se a mensagem não chegar de forma certeira ao consumidor.

A importância do Marketing de Conteúdo para empreendedores


Conheça melhor os motivos para qualquer empreendedor investir no marketing de conteúdo.
Investir em estratégias de Marketing Digital é essencial para qualquer empreendedor que queira conquistar sua posição de destaque no mercado. E uma das áreas do Marketing Digital que está conquistando cada vez mais destaque é o Marketing de Conteúdo.
Mas quais são os reais benefícios do Marketing de Conteúdo para empreendedores?

O que é Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que busca engajar com o público-alvo de um empreendimento e aumentar a rede de clientes e de potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante, capaz de atrair, envolver e gerar valor para as pessoas, ocasionando uma percepção positiva da seu empreendimento e, com isso, gerar mais vendas.


Por que Marketing de Conteúdo é importante para empreendedores

O Marketing de Conteúdo é uma ferramenta muito útil para os empreendedores construírem a imagem de sua marca e se aproximarem de seus consumidores com um investimento menor.
Conheça melhor os motivos para qualquer empreendedor investir no Marketing de Conteúdo:

1. Permite que o empreendedor seja encontrado por seus clientes

Para ter sucesso em seu negócio os empreendedores precisam ser encontrados por seus clientes sempre que buscarem por ele, principalmente nas redes sociais.
E a produção de conteúdo é muito útil neste sentido, permitindo que a marca seja melhor posicionada nas buscas feitas por seus clientes no Google ou mesmo em outras ferramentas de busca.
Com sua marca no lugar certo quando seus clientes buscarem por você maiores serão as chances de ter sucesso em seu empreendimento.

2. Melhora o relacionamento do empreendedor com seus clientes

O Marketing de Conteúdo é menos intrusivo que as ações de marketing tradicionais, pois, ao invés de interromper o cliente oferecendo seus produtos e serviços, busca preparar o terreno para o momento que os consumidores buscarem por sua marca, seja para solucionar um de seus problemas ou mesmo para efetuar uma compra.
Com isso, o usuário passa mais tempo em contato com sua marca por sua própria vontade, o que aproxima o relacionamento entre os empreendedores e seus clientes, tornando o contato muito mais intenso.
Isso também ajuda a reduzir as chances de que seus concorrentes impactem os clientes, fazendo-os desistir da compra em um momento específico do processo de decisão.

3. Facilita o compartilhamento das mensagens do empreendedor

No marketing tradicional é preciso investir grandes quantias de dinheiro para alcançar o máximo de pessoas, e os empreendedores de uma forma geral dificilmente têm verba suficiente para isso.
Já o Marketing de Conteúdo permite que o conteúdo seja compartilhado livremente pelo público-alvo de sua empresa, justamente por oferecer material capaz de ajudá-los em suas dúvidas.
Este potencial de compartilhamento é otimizado pelas mídias sociais, onde as pessoas compartilham aquilo que acham interessante. Isso permite alcançar um número maior de pessoas sem exigir investimentos altos em publicidade.

4. Reduz os custos necessários para divulgação da empresa

Para o empreendedor ter sua marca em destaque na mídia tradicional é indispensável manter os investimentos necessários para manter suas campanhas promocionais no ar.
Se o empreendedor parar de investir em publicidade sua mensagem é imediatamente retirada do ar.
Isso já não acontece em uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Mesmo reduzindo o ritmo de publicações sua mensagem continuará no ar, aumentando o tempo de vida de suas campanhas e ajudando o seu público continuamente, tornando os investimentos bem menores que nas campanhas tradicionais.

5. Permite acompanhar os resultados de cada ação do empreendedor

Acompanhar os resultados de cada ação promocional realizada no marketing tradicional é difícil, pois exige a realização de pesquisas e coletas de informações para poder dizer com certeza o resultado de cada ação.
No Marketing de Conteúdo a coleta de informações é facilitada, permitindo ter fácil acesso às principais informações sobre todo o conteúdo criado.
É possível identificar facilmente que tipo de conteúdo é mais procurado pelos visitantes, quais páginas geram mais vendas ou mesmo quais geram mais acessos.
Com estas informações toda a estratégia de marketing é otimizada, permitindo ao empreendedor investir no que dá certo e corrigir o que pode ser melhorado.


6. Aumenta a visibilidade da marca

O marketing de conteúdo é uma excelente ferramenta para aumentar a visibilidade de uma marca no mercado digital. Caso o empreendedor não esteja investindo na manutenção da imagem de sua marca, são grandes as chances de seu concorrente estar por lá, roubando os clientes que poderiam ser seus.
Isso é o mesmo que facilitar o trabalho dos seus concorrentes, que certamente aproveitarão para roubar todas as oportunidades de negócio que poderiam ser suas.

7. Ajuda a criar defensores da marca

Fidelizar o público e transformá-los em defensores da marca é o desejo de qualquer empreendedor. Além de comprarem com frequência de sua empresa, clientes fiéis estão sempre disponíveis a recomendar seus produtos e serviços para outras pessoas, diminuindo os custos de aquisição.
Além de aumentar os lucros de sua empresa, isso pode ajudar na construção de uma marca forte e relevante no mercado, capaz de satisfazer plenamente a seus clientes.
Investir em Marketing de Conteúdo pode ajudar o empreendedor a gerar estes defensores para sua marca, justamente por ajudá-lo em seus problemas e orientá-los em direção a conquista de seus objetivos.

8. Ajuda a educar o mercado sobre as melhores práticas

O mercado precisa estar preparado para receber produtos ou serviços inovadores, principalmente em segmentos pouco explorados.
E o Marketing de Conteúdo é uma excelente ferramenta nesta aspecto, pois é capaz de ensinar ao público-alvo de uma empresa sobre os motivos pelos quais aquele produto é importante, além de ensiná-los algumas das melhores práticas que precisam ser aplicadas.
Isso ajuda a diminuir o tempo necessário para o treinamento ou mesmo no tempo usado por seu time de vendas para responder cada uma das dúvidas que podem surgir sobre o produto ou serviço.

9. Ajuda a desenvolver o pós-venda de sua empresa

O momento após as vendas é tão importante para um empreendedor quanto a venda em si e, por isso, precisam ser acompanhadas com cuidado por qualquer empreendedor.
O Marketing de Conteúdo pode ser uma excelente ferramenta nas mãos do empreendedor para ajudar seus clientes neste sentido, pois eles podem tirar dúvidas comuns que podem surgir após a compra ou mesmo ajudar os clientes em caso de problemas, qualquer que seja sua origem.
É uma estratégia interessante para empreendedores de qualquer segmento para se aproximarem de seus clientes, educar o mercado e efetuar mais vendas. Ao produzir conteúdo com regularidade e seguindo as melhores práticas do mercado, o empreendedor estará cada vez mais próximo do sucesso!


sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Conheça as 10 redes sociais mais usadas no Brasil


Provavelmente você já viu alguma matéria na TV falando sobre o quanto os brasileiros amam redes sociais. Talvez você até seja uma dessas pessoas que passam um tempão olhando posts, fotos e vídeos.
Então saiba que os números provam que realmente é assim.
Com uma média diária de 3h39 online em redes sociais, o Brasil ficou em segundo no ranking de tempo gasto nesse tipo de site, perdendo somente para Filipinas.
E a tendência é que isso continue crescendo.

No último ano, por exemplo, foram 8 milhões de novos usuários brasileiros em redes sociais, um aumento de 7% em relação ao período anterior. Os números são do relatório Digital in 2018, do site We Are Social.

Antes de conhecer as redes sociais mais usadas pelos brasileiros, confira o ranking das 20 redes sociais com mais usuários no mundo:

Rede Social
Usuários Ativos
1. Facebook
2.234.000.000
2. Youtube
1.900.000.000
3. WhatsApp
1.500.000.000
4. Facebook Messenger
1.300.000.000
5. WeChat
1.058.000.000
6. Instagram
1.000.000.000
7. QQ
803.000.000
8. QZone
548.000.000
9. QZone
563.000.000
10. Douyin/TikTok
500.000.000
11. Sina Weibo
431.000.000
12. Twitter
335.000.000
13. Reddit
330.000.000
14. LinkedIn
303.000.000
15. Baidu Tieba
300.000.000
16. Skype
300.000.000
17. Snapchat
291.000.000
18. Viber
260.000.000
19. Pinterest



250.000.000