segunda-feira, 26 de agosto de 2019

O QUE É COMUNICAÇÃO VISUAL E QUAL SUA IMPORTÂNCIA?


Entender o conceito de comunicação visual é uma importante estratégia para que sua empresa consiga se destacar no segmento. Caso o trabalho de marketing não se comunique com o público-alvo de maneira correta, o crescimento interno demora a acontecer. Para isso, o principal diferencial está em investir em uma identidade que represente os valores do serviço.
São cores, imagens, fontes e elementos gráficos, como ilustrações ou estampas que, isolados ou em conjunto, posicionam sua marca diante do consumidor. É preciso aparecer com coerência em todos os setores para que o principal objetivo seja se tornar uma referência no mercado de atuação.


Quer saber mais sobre o assunto? A seguir, vamos mostrar a importância da comunicação visual no desenvolvimento do seu negócio e a melhor maneira de aplicá-la. Acompanhe!

ENTENDA O CONCEITO DE COMUNICAÇÃO VISUAL

Embora este seja um conceito muito importante, é fácil entender o que é comunicação visual. Trata-se de todo tipo de comunicação que utiliza elementos visuais como forma de linguagem, tais como: desenhos, imagens, gráficos, vídeos, fotos, entre outros.
O uso de imagens, em alguns casos, é mais eficaz e impactante que o uso da linguagem escrita. A imagem atinge o receptor imediatamente, enquanto os textos precisam ser lidos e interpretados — e levando em consideração que nós vivemos em uma época em que as pessoas não gostam de gastar tempo lendo, lidar com imagens é a melhor forma de atrair a atenção do público.
As marcas que fazem o uso correto desse tipo de comunicação consolidam a sua identidade visual. Isso significa que a marca tem um jeito tão único de se expressar visualmente que as pessoas logo ligam a propaganda à marca sem precisar de textos explicativos. Por exemplo, é fácil identificar os comerciais da Coca Cola porque a sua identidade visual é muito marcante. Portanto, é correto dizer que a comunicação visual está diretamente ligada ao marketing.

EVITE ALGUNS ERROS COMUNS

Aplicada de forma correta, a comunicação visual impulsiona qualquer marca. Entretanto, quando feita de forma errada, a comunicação visual também tem o poder de destruir uma empresa. A criação de uma identidade visual é muito mais difícil do que parece.
Todo mundo já passou pela experiência de visitar uma loja (seja o ponto físico, virtual ou suas redes sociais) e ter a sensação de poluição visual, falta de harmonia e percepção de bagunça. Para evitar que os seus clientes tenham essa impressão da sua marca, siga as dicas a seguir:
  • cuidado com o uso exagerado de cores e efeitos;
  • transmita a mensagem com clareza e evite ambiguidade;
  • escolha fontes fáceis de serem lidas;
  • siga um um conceito;
  • respeite o manual de identidade da marca.



FORTALEÇA A SUA MARCA

O mercado está cada vez mais disputado com clientes exigentes que cobram resultados e qualidade das empresas. Nesse novo contexto, é indispensável ter uma marca forte, que possa ser facilmente reconhecida pelos consumidores e que não seja apenas “mais do mesmo.” A sua marca precisa se destacar e ter um diferencial único!
Toda boa comunicação visual começa com o desenho de um logo e a criação de um slogan que traduza a atuação e os valores da empresa. O segredo está em investir em personalidade com a intenção de atrair a atenção dos clientes e do público em geral.
Entretanto, só o logo não é suficiente para construir e consolidar uma imagem. Outras peças da comunicação visual, como a fachada da loja, a ambientação de um evento corporativo, o uso das redes sociais, as peças de papelaria (cartão de visita, envelopes etc), a forma de atendimento ao consumidor e brindes exclusivos também são essenciais para que a sua marca se diferencie.
Ao trabalhar com um planejamento direcionado aos pilares da comunicação visual, você transmite a mensagem de que é uma empresa bem preparada. Além disso, cuidar da imagem corporativa em todos os detalhes reforça o preparo dos profissionais envolvidos no trabalho como uma marca que agrega valor ao resultado final.

FAÇA A SUA EMPRESA A GANHAR ESPAÇO NO MERCADO

Com produtos e serviços cada vez mais parecidos, uma empresa precisa encontrar outras maneiras de se destacar e ganhar espaço no mercado — mantendo os clientes antigos fiéis à marca e conquistando novos diariamente. Para tanto, é necessário ser conhecido: as pessoas só escolherão o seu serviço se elas souberem que você existe.
Uma fachada impactante na porta do negócio, um site coerente com seus valores e com a atuação da empresa, um evento em uma praça onde são distribuídos brindes e materiais institucionais que apresentem a marca — todas essas são ações que exploram a comunicação visual para transformar uma empresa na top of mind (marca mais lembrada) do mercado.

REFORCE OS SEUS VALORES

A essência de uma empresa são os seus valores: aquilo que ela acredita, sua forma de trabalhar, de lidar com colaboradores, parceiros e clientes. Essas informações influenciam bastante no momento da decisão de compra. Pense bem: se você tivesse que escolher entre duas marcas de cosméticos, de qualidade idêntica, preço equiparado e uma que testa os produtos em animais e a outra que é radicalmente contra. Quais as chances de você ficar com a primeira opção?
Uma marca verde, que respeita o meio ambiente, atrai atenção e conquista o cliente. É por isso que divulgar o posicionamento e as crenças da empresa por meio da comunicação visual se torna uma ótima estratégia para se destacar da concorrência. Faça dos valores da sua empresa um diferencial!
Mas atenção, ao defender publicamente uma ideia, você terá de ser fiel a ela até o fim. Por exemplo, se a sua marca afirma respeitar as diferenças e ser amiga das pessoas LGBTs, não faz sentido fazer uma propaganda com uma pessoa famosa que é claramente homofóbica. Os juízes da internet estão de olhos abertos, prontos para detectar qualquer falha no comportamento da sua empresa.

AUMENTE A SUA CREDIBILIDADE

Os clientes buscam empresas em que confiam. A entrega imediata é importante, claro, mas a expectativa do cliente vai muito além disso: ele comprará um produto ou contratará um serviço daquela empresa que lhe pareceu a mais profissional, transmitindo a sensação de que é séria, comprometida e confiável.
Essa imagem se constrói a partir de uma identidade visual coerente, que explore as mais diferentes plataformas para se apresentar. Então, o logo, a ambientação do seu espaço de trabalho e seu material institucional, devem estar alinhados e coerentes. Veja alguns exemplos de ações que podem aumentar a identificação com o público dentro desse contexto:
  • personalizar embalagens;
  • sinalizar promoções ou outros eventos;
  • criar um uniforme para os funcionários;
  • montar uma decoração criativa dentro da proposta da empresa;
  • distribuir brindes;
  • investir em materiais de divulgação em eventos.
Ao iniciar a estratégia, sua marca ficará registrada na memória dos clientes de forma significativa e positiva. Então, por mais que os resultados não apareçam em um primeiro momento, é preciso trabalhar em diferentes abordagens e evitar trocas na identidade visual. Confundir os clientes por alterar as cores da fachada pode diminuir a credibilidade e demonstrar a falta de organização interna.
Lembre-se que as marcas mais populares do mercado são conhecidas imediatamente por suas cores, logo e proposta de serviço. Esse é o desejo principal de todos as empresas, não importando qual seja o seu tamanho!

TRANSMITA INFORMAÇÕES DIRETAS

O principal segredo da comunicação visual é transmitir informações diretas e que não possam ser interpretadas de duas, três ou mais maneiras diferentes. Afinal, uma imagem impactante vale muito mais do que mil palavras. Nenhum consumidor, em um primeiro momento, se interessa em ler materiais extensos sobre uma marca. Por isso, investir em uma linguagem simples, que explique os benefícios logo no primeiro contato, faz toda a diferença no resultado final.
Outra vantagem de usar recursos visuais com personalidade é ultrapassar fronteiras. A maioria dos textos usados no material de divulgação, por exemplo, são desenvolvidos em língua portuguesa. Ao participar de uma feira segmentada, alguns clientes estrangeiros podem não se identificar com a estratégia apresentada. Com uma identidade bem aplicada em outros canais de comunicação, fica muito mais fácil ampliar o alcance do público-alvo.
É muito importante ter em mente que todos somos atraídos por linguagem visual desde os primeiros momentos da infância. Quando se trata de interpretar imagens, muitas mensagens se apresentam de forma intuitiva. Diante dessa técnica de marketing, as chances de cansar o consumidor são praticamente nulas.
Antes de apresentar ao público as novas ações, você precisa avaliar cuidadosamente o impacto emocional das cores e imagens escolhidas. Estude sobre a psicologia das cores para que o objetivo inicial seja alcançado, visto que o consumidor vai enxergar o seu produto da forma como você vai contextualizá-lo. Caso a primeira impressão seja ruim, dificilmente uma marca consegue reverter esse quadro em pouco tempo.
Conte sempre com a ajuda de profissionais especialistas em comunicação e marketing para criar a identidade da sua empresa e analisar a reação do público. Os designers, publicitários e diretores de arte saberão lidar com essa questão com maestria. Nem pense em contratar uma pessoa que você conhece que sabe desenhar bem ou que já fez um curso de Corel Draw. Você deve ter uma equipe formada por profissionais qualificados.

PENSE NO BOM CUSTO-BENEFÍCIO

O investimento em criação pode até parecer um gasto elevado ao seu negócio em um primeiro momento, no entanto, o retorno em longo prazo transforma as mudanças em uma fonte de lucro. Boas campanhas de marketing combinadas com um planejamento certeiro funcionam como uma maneira de tornar sua marca uma referência na visão do mercado.
Conheça a fundo o seu público-alvo, seus hábitos de consumo e os fatores que influenciam na decisão de compra. Assim, o processo de identificar as melhores estratégias é mais assertivo. Contudo, tenha cuidado! Basear toda a divulgação da empresa em comunicação visual precisa de comprometimento. E isso vai muito além de um designer criativo com boas habilidades de Photoshop.
Pronto! Agora você já conhece o conceito de comunicação visual e já sabe como aplicá-la em sua empresa. Um projeto de sucesso nessa área depende de uma série de pesquisas com foco no público-alvo. Lembre-se que de que nada adianta oferecer produtos de qualidade, com um serviço de atendimento excelente, se a mensagem não chegar de forma certeira ao consumidor.

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